Prof. Ricardo Bento Foi Classificado Como Um dos Melhores Cientistas do Mundo.

Essa semana saiu publicado o ranking da AD Scientific Index que contempla não só cientistas da área médica, mas de todas as áreas da ciência como engenharia e tecnologia, agricultura e florestas, arte, desenho e arquitetura, economia e administração, educação, história, filosofia, teologia, direito e estudos legais, ciências naturais e sociais entre outros.

O Prof. Dr. Ricardo Bento deu mais um importante passo, fruto de 40 anos de trabalho incansável na docência e pesquisa, sendo o 1º. colocado na América Latina, 1º no Brasil e na Universidade de São Paulo e 24º. do mundo, na área de Ciências da Saúde (Otorrinolaringologia).

Foram avaliados cientistas de 256 ramos de atividade de 11,940 instituições em 195 países em 11 regiões do mundo (Africa, Asia, Europa, América do Norte, America Latina, Oceania, Liga Árabe, Paises Emergentes da Europa e Asia Central (EECA), BRICS (Brasil, Russia, India, China e Africa do Sul) entraram na pesquisa. The “AD Scientific Index” é o único e o primeiro estudo que contempla o total dos últimos 5 anos de produção científica e coeficientes de produtividade científica baseado nos pontos do “Index –h” (o mais confiável index de citação científica) e nas citações do Google Scholar. Em outras palavras o “Index AD” é o primeiro e único estudo que mostra ambos resultados, acadêmico e analítico em sua análise.

O AD Scientific Index é uma organização independente que não recebe suporte de nenhuma Instituição, organização, país ou fundo.

Tivemos ainda nessa classificação outros 2 membros do nosso Departamento de Otorrinolaringologia da FMUSP:

Roseli Bittar- 3a. na USP, no Brasil e na América Latina e 78a. no mundo.

Rui Imamura – 4o. na USP, 5o. no Brasil e na América Latina e 123o. no mundo

Muito honrados de nosso Departamento ser umas das lideranças mundiais na área !

FUNDAÇÃO OTORRINOLARINGOLOGIA COMEMORARÁ O DIA NACIONAL DE COMBATE E PREVENÇÃO À SURDEZ, 10 DE NOVEMBRO, COM LANÇAMENTO DE VÍDEO NAS REDES SOCIAIS E SITES SOBRE A IMPORTÂNCIA DA AUDIÇÃO

10 de Novembro, Dia Nacional de Combate e Prevenção à Surdez, será comemorado de maneira diferente esse ano devido à pandemia do novo coronavírus. A Fundação Otorrinolaringologia preparou um vídeo de um minuto para postar em todas as redes sociais, esclarecendo à população sobre a  importância da audição.

  

Um vídeo de um minuto foi produzido pela Fundação Otorrinolaringologia sobre a importância da audição para marcar o dia 10 de Novembro, Dia Nacional de Combate e Prevenção à Surdez. “Optamos por usar as redes sociais porque, nesse ano com a pandemia do COVID 19, nenhuma comemoração seria possível. Sabemos da importância dos cuidados em relação ao distanciamento social, mas não podemos esquecer da importância da audição, o sentido que nos deixa atento a tudo que acontece  à nossa volta”, diz Prof. Dr. Ricardo Ferreira Bento, professor titular da Disciplina de Otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

“Queremos chamar a atenção sobre a  importância da audição, da forma de nos comunicarmos com o mundo, de termos uma vida familiar, social e profissional ativa com o máximo proveito da interação auditiva. E relembrarmos todos os trabalhos realizados pela Fundação Otorrinolaringologia pela prevenção da surdez – campanhas de conscientização como a Ear Parade, a exposição de esculturas de orelhas em São Paulo, no ano passado, Quem Ouve Bem, Aprende Melhor, a exposição de esculturas de orelhas no ano passado, as revistas Ouvir Bem e a Turma do Bentinho, e tantas ações realizadas junto à população de São Paulo, além de posts e aulas em cursos ministrados a profissionais da saúde e educação para todo o Brasil”, finaliza o professor.

O vídeo está disponível nas redes sociais @implantehcfmusp e nas páginas do Facebook Usuários de Implante Coclear, Implante Coclear Fmusp Bento Ricardo e sites da Fundação Otorrinolaringologia – www.forl.org.brwww.surdez.org.brwww.otorrinousp.brwww.implantecoclear.org.br.

Para assistir, clique abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=XRCqetfBW6w&feature=youtu.be

6º Curso de Dissecção do Osso Temporal na Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Os Professores Ricardo Ferreira Bento, Geraldo Pereira Jotz e Joel Lavinsky realizaram o 6º CURSO DE DISSECÇÃO DO OSSO TEMPORAL DA UFRGS em parceria com a Fundação Otorrinolaringologia nos dias 4, 5 e 6 de dezembro de 2019.

foto_2-637115719960666673

O Curso mais uma vez foi um grande sucesso e contou com a participação dos residentes (R2) de diversos serviços do estado do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

Todos os residentes do Estado do Rio Grande do Sul realizaram o Curso  gratuitamente em uma inovação, patrocinados pelas empresas participantes. As empresas parceiras foram a Comunicare, Audibel, EscuteBem/Medel, Politec/Cochlear e GN Resound. O Curso recebeu apoio da Clínica SIDI (Medicina por Imagem) e da Associação Gaúcha de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ASSOGOT – CCF).

Novamente contou com a participação do Prof. Ricardo Ferreira Bento, Professor Titular de Otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina da USP.

O Curso continua inovando com a presença do Dr. Diego Sgarabotto Ribeiro, neuroradiologista que tomografou todas as peças (osso temporal) que foram utilizadas na dissecção. Os participantes, ao dissecarem as peças, podiam acompanhar as estruturas, ao mesmo tempo, na tela do computador, com as reconstruções tridimensionais.

Além disso, os alunos tiveram a oportunidade de utilizar o simulador em 3D de Dissecção do Osso Temporal da Voxel-Man com realidade virtual, produzido em cooperação com a Universidade de Hamburgo / Alemanha e adquirido pelo Departamento de Ciências Morfológicas da UFRGS. Dessa forma, todos os alunos tem a oportunidade de dissecar no simulador antes de iniciarem as dissecções com as peças anatômicas.

O Laboratório de Dissecção (LIM-NOC) do Departamento de Ciências Morfológicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) é um dos mais avançados e equipados do país e do mundo com equipamentos de última geração.

O Curso tem a mesma carga didática e sistemática do já tradicional Curso de Dissecção do Prof Ricardo Bento realizado desde 1984 em São Paulo já na sua 116ª edição e também já ministrado em 26 países.

 

A 6° Edição do Curso Avançado de Dissecção em Otorrinolaringologia, Foi Um Sucesso.

Um curso exclusivamente completo com prática em peças anatômicas frescas importadas, indicado para aqueles que querem se aperfeiçoar nas áreas de rinologia, otologia, cirurgia plástica facial e ronco e apneia.

O primeiro módulo, de Cirurgia Nassosinusal Avançada, ocorreu no dia 15 de outubro, coordenado pelo Dr. Richard Voegels, e sua equipe altamente qualificada, Dr. Fabio de Rezende Pinna, Dr. Fabrizio Ricci Romano, Dra. Renata Pilan, Dra. Tatiana Abdo e também com o Dr. Marcus Lessa de Salvador/BA. Este curso fornece materiais de excelente qualidade, como as peças anatômicas importadas. “O participante poderá aprofundar sua exploração com a peça, realizando dissecção da órbita, acessos externos e permitindo desde o acesso a hipófise à parede lateral de senoide e a toda base anterior do crânio”, comenta o Dr. Richard Voegels.

Já nos dias 17 e 18 de outubro, teve o acontecimento do segundo módulo, de Cirurgia Otológica e Neurotológica com enfoque em Cirurgias Endoscópicas do Ouvido, coordenador pelo Professor Ricardo Ferreira Bento que comenta, “Trata-se de um curso essencial para quem pretende especializar-se em cirurgia otológica e neurotológica, um salto no treinamento cirúrgico, pois associa teoria e prática (hands on), o que traz uma experiência inigualável! Com certeza, um investimento para a vida toda”.

Mais uma vez inovando, esse modulo teve sua teoria disponibilizada através de uma plataforma online, para os participantes, que puderam assistir as aulas antes do inicio do curso, e já vieram preparados para a parte prática.

O terceiro módulo, de Cirurgia Plástica Funcional da Face, ocorreu nos dias 23 e 24 de outubro, coordenador pelo Dr. Carlos Alberto Caropreso. Neste módulo o aluno tem a oportunidade de aprender a teoria da anatomia de toda a face, principalmente voltada para a cirurgia plástica facial, e a possibilidade de, na peça anatômica, dissecar e fazer todas as técnicas cirúrgicas que foram incitadas sobre a rinoplastia, blefaroplastia e ritidoplastia.  “O aluno pode esperar um entendimento melhor sobre toda anatomia e aplicação prática em todas as suas cirurgias plásticas de face, blefaroplastia, ritdoplastia, rinoplastia e cirurgia de frontoplastia com elevação do supercílio”, comenta o Dr. Carlos Alberto Caropreso.

E já nos dias 24 e 25 de outubro, aconteceu o Módulo IV, de Cirurgias do Ronco e Apneia, coordenada pelo Dr. Luiz Ubirajara Sennes. Este módulo foi dividido, contemplando um dia de teoria e outro totalmente prático, com demonstrações de técnicas feitas por renomados cirurgiões. O objetivo principal deste módulo foi a dissecção e estudo da anatomia da musculatura faríngea com realização de cirurgias faríngeas em peças anatômicas não formalizadas. Os alunos tiveram a oportunidade de dissecar uma “hemi-faringe”.

Esse é o único curso prático em cadáver fresco na América Latina, que proporciona a oportunidade dos participantes dissecarem individualmente peças não formalizadas, sendo totalmente Hands On.

Como esse curso já virou uma tradição da Fundação Otorrino, as vagas para 2020 já estão abertas com algumas novidades em nosso site. Garanta sua vaga!

7cab7b23-2d14-4f8c-8695-b432c2ae8484-637148722667913419

Quando é optado por deixar resto do tumor em vez de remove-lo por completo?

Resposta: Durante a cirurgia, caso o tumor esteja aderido à estruturas vitais, à vasos importantes ou ao nervo facial,  é feita a decisão intra operatória de deixar resto do tumor privando pela vida do paciente, e posteriormente estudar nova abordagem ou radiocirurgia, se houver crescimento tumoral.


Caso eu tenha uma fistula liquórica, como deve ser a abordagem para a correção dela?

Em alguns casos, apenas o repouso irá resolver a saída de liquor. Na grande maioria, será necessário a reabordagem cirurgica, com a abertura atrás do ouvido, no mesmo local da cirurgia para a sua reoclusão utilizando novamente um pedaço de gordura, cola e substituto da dura mater. Junto a isso, é colocado uma derivação na região lombar, para reduzir a pressão intra craniana e o pacinete volta a fazer o tempo de repouso absoluto e de repouso relativo.


Tumores grandes, quando ressecados por completo podem alterar a pressão dentro da cabeça?

Resposta: a manipulação de extensa àrea e a descompressão pela retirada do tumor pode gerar um edema ( inchaço) no cerebro e aumento da pressão liquórica. Isto se chama hipertensão intra craniana e quando ocorre, necessita ser abordada com urgência para a passagem de uma derivação que reduza a pressão dentro da cabeça. Essa derivação pode ser inserida no crânio, na região lombar ou abdome e permanece por alguns dias enquanto o paciente faz repouso internado.

Quais as possíveis sequelas neurológicas do tratamento cirurgico ou radiocirurgia?

Resposta:  A pesar de pouco frequentes, deve ser dito que devido à localização do tumor e proximidade com os nervos cranianos, a manipulação cirurgica pode levar à sequela transitória ou mesmo permanente de: surdez ( comprometimento do nervo coclear), paralisia facial periférica ( comprometimento do nervo facial), instabilidade ( comprometimento do nervo vestibular), sensaçao de formigamento da hemiface com diminuição da sensibilidade local ( comprometimento do nervo trigêmio), alteração na movimentação ocular ( comprometimento do nervo abducente) e dificuldade em engolir alimentos ( comprometimento dos nervos glossofaringeo e hipoglosso)

Paciente pode ficar com tontura permanente após a cirurgia?

Resposta: São raros os casos de tontura crônica como sequela cirurgica. Algumas vezes o paciente desenvolve tontura no pós operatório, mas com o progredir da sua recuperação, há melhora da tontura, e em casos que ela permanece por mais tempo, pode ser indicado fisioterapia para o equilibro. Em grande parte dos casos, mesmo após a cirurgia, o paciente não apresenta queixa de tontura porque devido ao crescimento lento do tumor, ocorre uma compensação vestibular ao longo da evolução.

Sintomas

Em 1/3 das vezes, os pacientes com neurinoma do acustico são inicialrnente avaliados por queixas não otológicas, geralmente por neurologistas

. Em I a 3% das vezes, a rnanifestacao inicial pode ser parralisia facial, aguda ou subaguda

.tontura

. Pacientes com zumbidos unilaterais sem perda auditiva

-tontura

– raramente podem apresentar dor de cabeça