Voltar IV CURSO DE IMPLANTE COCLEAR PARA PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO REUNIU EDUCADORES DE SÃO PAULO, SANTA CATARINA E MATO GROSSO

Com programação que abordava a surdez, o bullying, o desenvolvimento da linguagem em crianças privadas de audição, foi realizado no dia 1º de julho, o IV Curso de Implante Coclear para Profissionais da Educação, com profissionais do Grupo de Implante Coclear do HC-FMUSP e convidados.

Aconteceu na terça-feira, dia 1º de julho, a partir das 8 horas da manhã o IV Curso de Implante Coclear para Profissionais da Educação, com programação extensa e muita troca de experiências entre palestrantes e público. “Temos uma grande honra em recebê-los. É um prazer assistirmos tantos educadores buscando informações para auxiliarem
seus alunos e até os ajudarem a descobrir se tem deficiência auditiva ou não, na sala de aula”, disse Prof. Dr. Robinson Koji Tsuji, ao abrir o curso.

Foram abordados os temas Introdução à Surdez, pelo Prof. Dr. Robinson Koji Tsuji, O Desenvolvimento da Linguagem na Criança Privada da Audição – Características Individuais, pela fonoaudióloga Beatriz Novaes, Bullying nas Salas Regulares com Deficientes Auditivos – Como Ajudar e Evitar, pelas psicólogas Heloísa Nasralla e Carla Rigamonti, Quais os Cuidados com os Aparelhos em Salas de Aula – Como Saber se Está Funcionando, pela fonoaudióloga Valéria Oyanguren, Dispositivos Eletrônicos – É Possível Saber o Que A Criança é Capaz de Escutar?, pela fonoaudióloga Valéria Goffi-Gomez, O que Pode Ser Feito em Sala de Aula Para Facilitar o Aproveitamento do Aluno com Implante Coclear, pela fonoaudióloga Bruna Lins Porto, O que é o Sistema FM? Porque ele é Necessário, pela fonoaudióloga Ana Tereza Magalhães, Sistema FM na Prática. Como Usá-los?, pela fonoaudióloga Valéria Goffi. E, para fechar o evento, foram levantadas dúvidas e propostas discussões.

Dúvidas em relação à surdez
Um grupo pertencente a uma das cidades de fora questionou como lidar com um caso de uma criança autista e deficiente auditiva dentro da sala de aula durante a aula sobre bullying, o que motivou outros participantes a questionarem suas dúvidas em relação aos seus alunos. “É uma troca muito produtiva, melhor do que o aprendizado relacionado às teorias, pois entramos em contato com a realidade das aulas”, disse Heloísa Nasralla, uma das psicólogas do grupo.

Nayara Fernades, fellow do curso de fonoaudiologia do HC-FMUSP foi uma das participantes que prestou muita atenção em todos os temas. “É um curso enriquecedor, abordando os aspectos da Saúde e da Educação e como uma pode auxiliar a outra para melhorar as condições de aprendizado dos alunos. E dá para perceber o carinho de cada um na discussão de casos. É um preparo muito grande para o que começo a viver profissionalmente”, disse ela.

Maria Dolores Perez, residente em Guarulhos e professora do CEFAI – Centro de Formação e Acompanhamento à Inclusão – da Prefeitura de São Paulo, elogiou o curso. “Coordeno várias professoras e consegui informações valiosas que vão ajudá-los nas aulas. Tudo o que aprendi aqui será bem aproveitado. Aprendi muitos assuntos novos! “, disse.
Simone de Mello Lopes, professora e intérprete de LIBRAS, em Mogi das Cruzes, gostou muito do curso. “Gostaria que houvesse cursos semelhantes no estado de São Paulo todo. A discussão da maioria dos casos, o aprendizado sobre o aluno implantado (é a primeira vez que deparo com essa situação), vai facilitar muito nosso trabalho”, disse.
Patrícia Narumi, de Mogi das Cruzes, também confirmou o que a sua colega de trabalho disse. “É a primeira vez que ouço falar no assunto e aprendi muito. Tem muitas novidades. O trabalho com o deficiente auditivo, muitas vezes, é muito restrito. E da maneira que explicam, não. São informações que devem chegar não só aos professores e educadores, em geral. Mas em toda a comunidade. Deixo um pedido a todos os que organizaram esse excelente curso. Levem para as Semanas de Educação das cidades do interior. Todos vamos ganhar muito com essa troca! “, finalizou ela.

Participaram do curso Alecssandra Guimarães, Campo Limpo Paulista, SP; Alessandra Matte, São Lourenço do Oeste, SC; Aline Molenzani, São Paulo, SP; Cristiane Lopes, São Sebastião, SP; Denise Bagnatori, Timburi, SP; Doraci Maranho, Timburi, SP; Eliana Verly, Guaratinguetá, SP; Elisne Buso, Timburi, SP; Francineide Barbosa, SP; Gislaine Rodrigues, SP; Heloíse Borges, SP; Ivonildes dos Santos, SP; Lilian Ribeiro, SP; Luciana Prado Silva, Mogi das Cruzes, SP; Luiz Antonio da Silva, Timburi, SP; Mabel Sabino, SP; Madalena Silva, SP; Marcella Ardito, SP; Marcia Julio, SP; Maria Dolores Perez, Guarulhos, SP; Nilce de Souza, Guarulhos, SP; Patrícia Narumi, Mogi das Cruzes; Priscila Leal, SP; Simone Lopes, Mogi das Cruzes; Walter de Araújo, SP; Ana Paula Masella, SP; Wagnar de Oliveira, Várzea Grande, MT.img-20140707-wa0001img-20140707-wa0002img-20140707-wa0003img-20140707-wa0004


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