Voltar Neurinoma do Acústico

Os tumores do nervo auditivo também conhecidos como neuroma, neurinoma, schwannoma ou neurofibroma do acústico, são tumores de crescimento lento de tecido fibroso da proliferações anômalas das “células de schwan”, que são células presentes em torno das estruturas dos nervos  e por isso o nome mais adequado de schwannoma. São resultantes da mutação de um gene, e nÃo tem característica de transmissão genética para descendentes.

São tumores não malignos, ou seja, não disseminam metastase pelo corpo e eles se originam no nervo do equilíbrio  e audição (nervo vestibular junto ao nervo coclear). Estes nervos formam um só bloco nervoso chamado nervo cócleo-vestibular.  Por essa razão os principais sintomas são perda ou diminuição da audição progressiva ou mesmo súbita e alteração no equilibrio.

Os tumores do acustico constituem o terceiro grupo mais freqiiente dos tumores intracranianos, sendo precedidos apenas pelos gliomas e meningiomas. Correspondem a 8 a 10% de todos os tumores intra cranianos e a 75 a 90% dos tumores do angulo ponto-cerebelar. A faixa etaria de maior incidencia é a compreendida entre os 35 e 50 anos de idade. Esses tumores sao duas vezes mais freqiientes nas mulheres. Noventa e oito po r cento dos são un ilaterais e 2% bilaterais, os ultirnos aparecendo normalmente como manifestacao da neurofibrornatose.