Voltar Equipe Médica

ricardoProf. Dr. Ricardo Ferreira Bento
Professor Titular de Otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, com formação em otoneuro-cirurgia no Hospital da Universidade de Zurich – Suíça. É chefe do Grupo de Ouvido do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.
Curriculo Lattes – http://lattes.cnpq.br/9269935300396222

O Prof. Ricardo Bento, sem dúvida é o cirurgião mais experiente no Brasil e no mundo neste tipo de cirurgia já tendo realizado mais de 1000 cirurgias de retirada de neurinoma do acústico. Desenvolveu a técnica cirúrgica para retirada do tumor por via auditiva menos agressiva e com menos chance de complicações e sequelas. A técnica é hoje utilizada em várias partes do mundo. É constantemente convidado a ministrar palestras sobre o assunto e realizar cirurgias em vários países do mundo, tendo já ministrado conferências em 45 países. Pacientes de todo o Brasil e vários outros países foram tratados por ele.


rubens

Prof. Dr. Rubens Vuonno de Brito Neto

Professor Livre Docente em Otorrinolaringologia pela Faculdade de Medicina da USP, com especialização nos Estados Unidos na Universidade de Iowa.


13103362_866725380103959_77208838300839898_n

Dra. Paula Tardim Lopes

Médica otorrinolaringologista com subespecialidade em Otologia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, doutoranda pela FMUSP.


Dra.  Stéphanie Rugeri de Souza

Residente HCFMUSP / Fellow em otologia pelo HCFMUSP/ Aluna de doutorado pelo HCFMUSP.


 

Neurocirurgiões consultores:

marcelo

Dr.Marcelo Prudente do Espirito Santo

Especialista em Neurocirurgia pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia e é International Member do Congress of Neurological Surgeons.
Médico assistente do Departamento de Neurologia/Divisão de Neurocirurgia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo


dr brasil

Dr Brasil Chian Ping Jeng

Médico assistente do Departamento de Neurologia/Divisão de Neurocirurgia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo


 

Hospital das Clínicas

Quem somos:

Esta equipe trabalha primariamente no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP).

O HCFMUSP é o maior complexo hospitalar da América Latina compreendendo vários Institutos (Instituto da Criança; Instituto do Coração-INCOR, Instituto de Ortopedia, Instituto de Psiquiatria e Instituto Central), onde todas as especialidades médicas têm atividades de projeção nacional e internacional.

O Grupo de Ouvido (Otologia) da Clínica de Otorrinolaringologia é o mais ativo grupo brasileiro na pesquisa, ensino e atendimento clínico e cirúrgico na área, sendo igualmente um dos grupos mais tradicionais e experientes do mundo no tratamento das doenças do ouvido.

O tratamento dos Schwanomas Vestibulares (Neurinoma do acústico) é realizado há 30 anos pela nossa equipe. Mais de 1800 pacientes já foram tratados com este diagnóstico, sendo que mais de 1000 foram operados.

Muitos trabalhos sobre o assunto foram publicados no Brasil e no exterior pela equipe pioneira em várias pesquisas no assunto e na descrição de técnicas cirúrgicas inéditas.

Hospitais onde a cirurgia pode ser realizada:

Hospital das Clínicas de São Paulo
Hospital Albert Einstein
Hospital Sírio Libanês