Voltar Prof. Ricardo Bento e Dra. Ana Adelina de la Torre são os pesquisadores pelo lado brasileiro. Em resposta ao Edital 2013 USP-USAL, do Programa de Cooperação entre a Universidade de São Paulo e a Universidad de Salamanca, a Pró-Reitoria de Pesquisa da USP publicou os projetos qualificados. Área: Ciências Biológicas e Medicina (2013-3) – Título: Estimulação do ápice da cóclea em crianças com implante coclear e seus efeitos nos testes auditivos, coordenado pelos Profs. Drs. Ricardo Ferreira Bento da Faculdade de Medicina da USP e Miguel Ángel Merchán Cifuentes da Universidad de Salamanca. Foi o único projeto qualificado em primeiro lugar na área de Saúde! Parabéns aos pesquisadores e a todo o Grupo de Implante!

Segunda-feira, 1º de julho, foi um dia especial para o Grupo de Implante Coclear do HCFMUSP. Além de participar de uma matéria ao vivo no Programa Hoje em Dia, quadro E Aí, Doutor?, do Dr. Antonio Sproesser, com ativação da paciente Natali Ferreira, deficiente auditiva bilateral profunda, na Rede Record. No mesmo horário, a otorrinolaringologista Andrea Felice era entrevistada pela CBN sobre o mesmo assunto.

Com matéria iniciada em início de maio e filmagens realizadas no centro cirúrgico do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, em 22 de maio, foi ao ar, ao vivo, a ativação da paciente Natali Ferreira, na segunda-feira, dia 1º de julho, durante o programa Hoje em Dia, da Rede Record de Televisão.
“Foi uma matéria completa, onde mostrou a necessidade da volta da audição à nossa paciente, já que ela mora na zona sul de São Paulo e trabalha no centro da cidade, demorando mais de duas horas para chegar ao local de trabalho, correndo riscos por não poder discriminar barulhos de buzinas, brecadas, entre outros. E a equipe da TV acompanhou tudo. Desde a internação, a entrada da paciente no centro cirúrgico, a anestesia, a cirurgia, a recuperação e, por último, a ativação. O público conheceu todos os passos até chegar na ativação e se emocionar com a resposta da Natali”, diz Prof. Dr. Ricardo Ferreira Bento, o cirurgião responsável pelo implante coclear da paciente.
A matéria, que tomou mais de 45 minutos do programa, esclareceu todas as dúvidas dos telespectadores com direito a maquetes de ouvido com implante coclear em tamanho muito maior do que o normal para que o telespectador entendesse como funciona o aparelho. “Foi um prazer trabalhar com essa equipe do Hospital das Clínicas, extremamente competente. A cirurgia foi feita por mãos hábeis e todas as perguntas sobre o procedimento foram respondidas de forma clara e segura pelo diretor do grupo, Prof. Dr. Ricardo Ferreira Bento. É muito bonito o trabalho que é feito por esse grupo no HC”, disse Dr. Antonio Sproesser, o médico que apresenta o quadro do programa Hoje em Dia, exibido todas às manhãs, das 10 ao meio-dia.

Surpresa e lágrimas
Natali foi ativada ao vivo e a equipe do programa, depois de pesquisar na internet, colocou a mãe dela, Sofia, atrás da filha. Enquanto a fonoaudióloga Profa. Dra. Valéria Goffi-Gomez ligava o aparelho e colocava os sons dentro dos limites confortáveis para a paciente, a mãe a chamou duas vezes, baixinho. Na terceira, disse – “Natali, eu te amo!”. A moça virou para atrás, em sinal claro que havia ouvido a voz da mãe e chorou. “Foi emocionante! Nossa paciente voltou a ouvir e a comprovação disso, veio em seguida, quando a Valéria pediu para que ela repetisse o som de tsch e ela conseguiu captar, discriminar e repetir. Quando ouviu a voz da mãe, quem estava no estúdio, chorou”, disse Prof. Dr. Robinson Koji Tsuji que foi entrevistado no dia do programa.
Enquanto acontecia o programa Hoje em Dia, outra entrevista sobre o implante coclear acontecia nos estúdios da CBN, uma das rádios que colocam somente notícias no ar. A apresentadora Fabíola Cidral havia entrevistado uma das pacientes do Grupo de Implante Coclear do HCFMUSP, Lak Lobato que contou a emoção de voltar a ouvir quase 20 anos depois de ter perdido a audição. E terminou a matéria esclarecendo dúvidas com a otologista Dra. Andrea Felice. “Essas matérias só demonstram o que temos certeza: o implante coclear é um procedimento que dá qualidade de vida a seu usuário e é um grande avanço da bioengenharia a favor do homem”, finalizou Bento.001_copy002_copy003_copy004_copy005_copy007copy009_copy010_copy


Outras Notícias